O Departamento de Economia da Universidade Federal de Viçosa oferece o Programa de Mestrado em Economia com Área de Concentração em Desenvolvimento Econômico e Políticas Públicas, que visa formar profissionais capazes de refletir teoricamente sobre questões de desenvolvimento econômico em níveis macro e regional, bem como de identificar restrições microeconômicas e obstáculos institucionais ao desenvolvimento local. Visa adicionalmente capacitar este profissional a ajudar a formular propostas consistentes para superação desses obstáculos.
Criado em 1º de janeiro de 2006, o Programa atingiu o conceito 4 junto a Capes já no seu segundo triênio de avaliação, tendo se consolidado desde então nesse patamar. O curso de mestrado tem 24 meses de duração e oferece 15 vagas anuais. Em termos de estrutura, os alunos têm acesso a vasto material bibliográfico, disponível nas bibliotecas da UFV e do próprio Programa, sala de estudos individual e coletiva, laboratório de informática com computadores e impressora, internet wireless e demais facilidades que propiciam ambiente confortável e adequado para os estudos e pesquisas. No que tange ao auxílio financeiro, o Programa conta com 14 bolsas de mestrado distribuídas para os estudantes conforme o seu desempenho acadêmico.
Capacitar os discentes para o exercício de atividades como docência, pesquisa e consultorias, tanto na iniciativa pública quanto na privada, por meio de treinamento nas áreas de Desenvolvimento Econômico e Políticas Públicas.
Qualificar os estudantes teórica e metodologicamente para atuar em atividades de pesquisa, docência e outras compatíveis com o perfil de um mestre em Economia;
Estimular a investigação teórico-científica sobre questões de desenvolvimento e políticas públicas;
Estabelecer a integração dos alunos de mestrado com os de graduação, oferecendo a possibilidade de treinamento profissional aos primeiros e de ampliação do conhecimento para ambos os grupos;
Buscar a interdisciplinaridade da Economia com outras áreas do conhecimento;
Criar e aprofundar relações com categorias profissionais internas e externas à UFV;
Difundir o resultado de pesquisas à comunidade da região por meio de atividades de extensão e ensino.