A Comissão de Seleção divulgou, nesta terça-feira (30/01), o resultado da Chamada Pública Simplificada IPPDS/PPG/UFV, conforme calendário do Edital 003/2023, dos candidatos inscritos para exercer a atividade de Auxiliar de Pesquisa. Clique aqui para acessar o resultado.
Inscrições para a palestra Uso da Fotoelucidação para entrevistas em profundidade
No dia 22 de setembro, das 14h às 15h30, o IPPDS/UFV por meio do Laboratório de Pesquisa Qualitativa (LABQUALI) terá a honra de receber o professor Odemir Baêta, do Curso de Graduação em Secretariado Executivo Trilíngue da Universidade Federal de Viçosa (UFV) para uma palestra exclusiva com o tema “Uso
PÓS-GRADUAÇÃO ECONOMIA DOMÉSTICA
O Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica está vinculado ao Departamento de Economia Doméstica (DED) e ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal de Viçosa (CCH-UFV), agregando os cursos de Mestrado e Doutorado com área de concentração em Família e Sociedade.
Nos seus quase 30 anos de sua existência, o Programa vem se consolidando na sua missão de formar professores, pesquisadores e profissionais qualificados a atuarem no ensino, na pesquisa e na extensão na área de Família em suas múltiplas relações com a sociedade, seguindo uma política educacional identificada com os problemas e as questões que atingem a família e a sociedade.
O Programa é referência no cenário regional e nacional em pesquisas, na formação e na produção acadêmica, dinamizando e potencializando a atuação dos docentes, pesquisadores e profissionais e contribuindo para a inserção social do programa. A geração de conhecimentos que o Programa vem produzindo tem se refletido no contexto nacional e internacional, na compreensão das dinâmicas relacionais das famílias e suas interfaces com a sociedade, destacando aspectos, questões e demandas particulares dos idosos, da juventude, da infância e de famílias em situação de vulnerabilidade, assim como dos processos de inclusão produtiva e social, seja no meio urbano ou rural. A produção de conhecimento gerado no Programa também tem se constituído subsídio às políticas públicas, na implementação de programas e ações voltados, especialmente, para a melhoria das condições de vida das famílias em vulnerabilidade social.
O Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica (PPGED) tem como objetivos:
Formar mestres e doutores em Economia Doméstica, na área de concentração “Família e Sociedade”, aptos a atuarem com as múltiplas configurações familiares e analisarem suas interfaces com a sociedade, qualificados para o ensino superior, a pesquisa e a extensão, bem como na produção de conhecimentos, planejamento, gestão, análise e avaliação de políticas públicas e sociais voltadas para as famílias, nas suas várias interfaces com a sociedade.
Fomentar a produção e difusão de conhecimento sobre Família e suas múltiplas configurações e interfaces, bem como sobre políticas públicas e sociais voltadas para este segmento em âmbito nacional, regional e local.
Capacitar profissionais para atuar no ensino, na pesquisa e na extensão.
Formar pesquisadores qualificados para a condução de investigações associadas à família e suas múltiplas configurações e interfaces e no contexto das políticas públicas e sociais voltadas para este segmento.
Estabelecer intercâmbios técnico-científicos com instituições de ensino e pesquisa na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, em âmbito local, regional, nacional e internacional.
Contribuir para o conhecimento e elaboração de propostas de políticas públicas e sociais voltadas para a família e para o desenvolvimento local, regional e nacional, dentro de uma perspectiva de responsabilidade social e articulada com o contexto de inserção do programa, especialmente na Zona da Mata de Minas Gerais e na região Sudeste.
Ampliar o número de profissionais com competências teóricas e metodológicas associadas à Família em suas múltiplas configurações e relações com a sociedade, aptos a atuarem nas atividades de gestão, formulação, análise e avaliação de planos, programas, projetos, políticas públicas e sociais direcionadas para este segmento.
Trabalho, Consumo e Cultura
A partir de um enfoque interdisciplinar, analisa as atividades de trabalho e consumo em seus aspectos econômicos, sociais, políticos e culturais. Considera-se o valor utilitário e simbólico das tecnologias e seus impactos no cotidiano e na dinâmica das relações estabelecidas no universo doméstico. Analisa os saberes práticos dos sujeitos e as formas alternativas de economia, como a economia solidária e criativa. Busca-se, ainda, refletir sobre modos de vida, construções identitárias, sistemas de organização social, formas de interação e sociabilidade, bem como os mecanismos de integração/acessibilidade e exclusão/segregação de indivíduos e grupos, em contextos rurais e urbanos.Famílias, Políticas Públicas e Desenvolvimento Humano e Social
Agrega os estudos e as pesquisas que têm como eixo a relação famílias e políticas públicas, visando o desenvolvimento humano e social. As famílias são estudadas de acordo com suas estruturas, arranjos, dinâmicas e transformações nas diferentes etapas de seus ciclos de vida. Direciona investigações relacionadas aos direitos humanos e sociais, em termos da formulação, gestão e avaliação das políticas públicas, dos projetos e dos programas sociais. Contempla ainda as discussões sobre a sustentabilidade do ambiente construído e sobre as formas de constituição e gestão dos territórios, envolvendo aspectos referentes à capacidade de governança, movimentos e redes sociais, práticas identitárias, relações de poder, conflitos, negociações e formas de empoderamento dos atores sociais no espaço rural e urbano.Docentes:
AMELIA CARLA SOBRINHO BIFANO – Ver currículo lattesANA LOUISE DE CARVALHO FIUZA – Ver currículo lattes
ANGELITA ALVES DE CARVALHO – Ver currículo lattes
DANIELA LEANDRO REZENDE – Ver currículo lattes
EVANDRO CAMARGOS TEIXEIRA – Ver currículo lattes
KARLA MARIA DAMIANO TEIXEIRA – Ver currículo lattes
LILIAN PERDIGÃO CAIXETA REIS – Ver currículo lattes
MARCIA BARROSO FONTES – Ver currículo lattes
MARIA DAS DORES SARAIVA DE LORETO – Ver currículo lattes
NEIDE MARIA DE ALMEIDA PINTO – Ver currículo lattes
RITA DE CASSIA PEREIRA – Ver currículo lattes
RITA MARCIA ANDRADE VAZ DE MELLO – Ver currículo lattes
SIMONE CALDAS TAVARES MAFRA – Ver currículo lattes
SUELY DE FATIMA RAMOS SILVEIRA – Ver currículo lattes
FORMA DE INGRESSO
Admissão para os cursos de Mestrado e Doutorado em Administração com concentração na área Pública é realizada por processo seletivo anual, sendo abertas as inscrições no início do segundo semestre. O processo de seleção é composto por duas etapas formadas pelos seguintes quesitos: Teste ANPAD, Projeto de Pesquisa e Plano de Trabalho, Currículo Lattes, Arguição Oral.
CONTATO
Preencha o formulário abaixo e envie a sua mensagem
CONTATO
Preencha o formulário abaixo e envie a sua mensagem