Nos dias 11 e 12 de Fevereiro, acontece na sede do Sebrae-MG em Belo Horizonte, o seminário estadual do projeto “Reconversão Produtiva em Territórios Minerados”. O evento foi promovido por entidades como a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais (Sede), Sebrae, Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais (Amig).
O objetivo do projeto é contribuir para a redução da dependência econômica da atividade mineradora em municípios e territórios mineiros, por meio de iniciativas que melhorem o ambiente de negócios nas cinco dimensões do Desenvolvimento Econômico Local (DEL): capital empreendedor, tecido empresarial, governança para o desenvolvimento, organização produtiva e inserção competitiva.
Para o professor Alair Ferreira, que junto com o professor Marcelo Braga participa do evento representando o IPPDS, o seminário está sendo “uma oportunidade ímpar para discutir com inúmeros atores, públicos e privados, alguns caminhos para a reconversão produtiva de territórios minerados, no sentido de pensar alternativas à dependência econômica de municípios em relação a mineração”. O professor também destaca que o evento é uma oportunidade para o IPPDS apresentar os projetos desenvolvidos nessa área, além de expor suas competências e se engajar nesse importante projeto estadual.