O diretor do Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável – IPPDS, Marcelo Braga, participou ontem (05/02) de uma reunião na sede do Ministério da Cidadania em Brasília. Na ocasião, foi discutida a elaboração de um curso à distância sobre o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único). A produção desse curso pelo IPPDS se dá por meio de uma chamada pública do Ministério da Cidadania e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.
O curso será voltado para gestores e técnicos municipais, estaduais e do Distrito Federal, com o objetivo de fornecer informações fundamentais sobre a operacionalização do Cadastro Único, além de prepará-los para as capacitações presenciais promovidas pelo Ministério da Cidadania e dos governos estaduais.
Sobre o Cadastro Único
O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é um instrumento que identifica e caracteriza a situação socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda. É a inscrição no Cadastro Único que permite às famílias de baixa renda o acesso aos Programas Sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), mas vale lembrar que estar no Cadastro Único não significa a entrada automática nesses programas, pois cada um deles tem suas regras específicas.
Podem se inscrever no Cadastro Único as famílias que possuem renda mensal por pessoa de até meio salário mínimo; renda familiar total de até três salários; ou renda acima dessas, mas que estejam vinculadas ou pleiteando algum programa ou benefício que utilize o Cadastro Único em suas concessões.