IPPDS celebra 15 anos com o 1º Congresso Regional de Administração Pública Municipal
Na segunda-feira (16/06), o Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável participou do 1º Congresso Regional de Administração Pública, que celebrou os 15 anos de aprovação da sua criação.O evento reuniu cerca de 300 participantes entre gestores públicos, pesquisadores e representantes de prefeituras da região e foi realizado no Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino.
O congresso teve como foco a promoção da cooperação entre municípios, a articulação entre a universidade e o poder público local, e o estímulo à criação de redes colaborativas que possam aprimorar a gestão pública municipal. A vice-reitora da UFV, Rejane Nascentes, destacou a importância do diálogo entre academia e administração pública, especialmente em um ano em que a universidade se prepara para comemorar seus 100 anos de existência.
A mesa de abertura contou com a presença do presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Durval Ângelo, o conselheiro do Tribunal de Contas, Telmo Passareli, o deputado federal Reginaldo Lopes, o presidente do Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Vale do Piranga (CIMVALP) e prefeito de Rio Doce, Silvério Joaquim Aparecido da Luz, a vice-reitora da UFV, Rejane Nascentes, o prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer e o diretor do IPPDS, professor Magnus Luiz Emmendoerfer.
Na abertura, o professor Magnus Luiz Emmendoerfer ressaltou a importância do IPPDS para a promoção de políticas públicas inovadoras e para a formação de uma gestão pública comprometida com o desenvolvimento sustentável. Ele agradeceu o empenho dos gestores públicos que colaboraram com o IPPDS ao longo dos 15 anos, assim como o trabalho dos pesquisadores e o apoio das fundações parceiras, como a Funarbe e a Facev, que contribuem para a viabilização dos projetos do Instituto.
A programação do congresso incluiu palestras, iniciando com o presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais, Durval Ângelo, que abordou o tema “Fortalecendo a gestão pública através de parcerias estratégicas”, destacando a importância da cooperação entre municípios e órgãos fiscalizadores para o aprimoramento da administração municipal. Em seguida, o Deputado Federal Reginaldo Lopes falou sobre o papel dos tribunais de contas e os impactos da reforma tributária no contexto municipal.
O evento também promoveu um painel de debates com especialistas que discutiram temas de interesse das prefeituras da região, como planejamento urbano, compras públicas, infraestrutura, orçamento municipal e gestão estratégica. O painel, mediado pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFV, Antônio Carlos Brunozi Júnior, foi um momento importante para troca de experiências e esclarecimento de dúvidas dos participantes.
Ao final do congresso, ficou claro que a colaboração entre municípios, universidades e instituições públicas é o caminho para uma gestão mais eficiente e alinhada com as necessidades da população. A presença expressiva dos gestores e demais participantes reforçou o compromisso com a construção de redes colaborativas que impulsionam a transformação do setor público municipal.