Nos dias 8 e 9 de julho, o Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS) sediou uma reunião com representantes do Banco da Amazônia. O encontro promoveu um momento de alinhamento entre os parceiros envolvidos no projeto de avaliação das políticas públicas e do uso dos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) na Região Norte do Brasil.
O principal objetivo do encontro foi discutir e definir as estratégias para o desenvolvimento da Meta 2 do projeto, que busca avaliar a eficiência, eficácia, efetividade e o retorno econômico e social da aplicação dos recursos do FNO na região.
Participaram do evento os representantes do Banco da Amazônia, Anderson Silva, Railersom Oliveira e Maria Lúcia Lopes, além de membros da UFV vinculados aos departamentos DER, DEE e DAD. A coordenação geral do projeto é do professor Marcelo Braga, docente da UFV.
Durante os dois dias, os participantes abordaram questões relacionadas às entregas previstas, procedimentos de cooperação, coleta de dados e estratégias de análise, estabelecendo responsabilidades e colaborando para o sucesso do estudo.
O projeto visa construir um diagnóstico socioeconômico atualizado e detalhado da Região Norte, elaborar estudos setoriais sobre cadeias produtivas potenciais, além de mensurar o impacto das aplicações do FNO na geração de emprego, renda e no desenvolvimento sustentável regional.
Esse trabalho conjunto busca criar metodologias inovadoras que contribuam para a formulação de políticas públicas mais eficazes, direcionadas ao desenvolvimento econômico e social da Região Norte, promovento a redução das desigualdades regionais e ampliando os benefícios do FNO.
O alinhamento entre o Banco da Amazônia e a UFV representa uma etapa importante na construção de uma estratégia de avaliação de impacto, que poderá orientar futuras ações de incentivo ao desenvolvimento sustentável na região.