IPPDS presente no Primeiro Seminário da RedSIAL Americana sobre Sistemas Agroalimentares Localizados
Acontecerá nos dias 21, 28/10 e 04 e 11/11, às 10h no horário do México (12h no horário de Brasília), via Zoom, o Primeiro seminário da Red SIAL Americana, discutindo “Los Sistemas Agroalimentarios Localizados (SIAL), una oportunidad ante los desafíos actuales en América Latina”.
As crises de governança, econômicas, sociais e de meio ambiente existentes na América Latina se unem à crise originada pela pandemia de COVID-19 que põe em risco ainda mais o desenvolvimento dos territórios rurais, em especial os mais vulneráveis e marginalizados. Além dos conflitos sociais que tem acontecido em alguns países da América Latina e Caribe, existem dificuldades no sistema de abastecimento alimentar, situação que contribui para o enfraquecimento da segurança alimentar mundial, por isso é necessário discutir os desafios atuais e como os Sistemas Agroalimentares Localizados (SIAL) representam uma oportunidade para resolvê-los.
Nos quatro dias de encontros serão discutidos temas como Governança e políticas públicas, Inovação e tecnologia local, Comercialização e consumo e a Formação com enfoque nos Sistemas Agroalimentares localizados. O pesquisador colaborador do IPPDS, Gilberto Mascarenhas estará participando da Mesa 1, sobre Governança e Políticas Públicas, além de compor o comitê organizador do evento e comitê coordenador da Rede SIAL Brasil.
A ocasião é o primeiro evento organizado pela RedSIAL Americana, considerando sua representação na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Peru e Venezuela. A Rede Sial Brasil é uma iniciativa de um grupo de pessoas interessadas em discutir, refletir e estimular o enfoque dos sistemas agroalimentares com base territorial ou localizada, sob uma perspectiva de desenvolvimento rural sustentável, a partir do contexto da agricultura brasileira.
Para se inscrever no seminário basta acessar o link, o número de vagas é limitado. Maiores informações estão disponíveis no blog da Rede Sial Brasil.
Nenhum comentário