Tese do PPGAdm avalia Políticas Públicas na Educação em Moçambique
Com o título “POLÍTICAS EDUCACIONAIS EM MOÇAMBIQUE: UMA AVALIAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO, ACREDITAÇAO E GARANTIA DE QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR (SINAQES)”, foi defendida no último dia 27 a tese de autoria da aluna Lainesse Benjamim Samussone. Lainesse é moçambicana e professora do Instituto Superior Politécnico de Manica, em Moçambique. Ingressou no Programa de Pós-graduação em em Administração na UFV em 2018 como bolsista do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
A pesquisa teve como objeto uma política pública criada em 2007 com a finalidade de controlar a crescente expansão Instituições do Ensino Superior (IES) e garantir sua harmonização a nível interno ou externo, através de processos de autoavaliação, avaliação externa e acreditação dos cursos e programas das IES. O objetivo da tese foi avaliar as atividades do sistema de avaliação no período de 2017 a 2019, das avaliações externas dos cursos e programas das IES da região central do País (províncias: Manica, Tete, Sofala e Zambézia).
A defesa foi realizada no dia 27 de janeiro de 2022, tendo como Comissão Orientadora as professoras Suely de Fátima Ramos Silveira (Orientadora), Nálbia de Araújo Santos (Coorientadora) e Fernanda Maria de Almeida (Coorientadora). A Banca examinadora foi composta pela Dra. Rosana de Freitas Boullosa (UnB), Dr. Paulo Ricardo da Costa Reis (UFRJ), Dr. Vinícius de Souza Moreira (UNIFAL), Dra. Fernanda Maria de Almeida (UFV) e Dra. Suely de Fátima Ramos Silveira (Orientadora).
Lainesse também é integrante do Grupo de Pesquisa e Avaliação de Políticas Públicas, vinculado ao IPPDS-UFV, sob coordenação da Profa. Suely Ramos.
Nenhum comentário