OPPAM realiza entrega de produtos do acordo de cooperação com a Secretaria de Inovação do MAPA
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OPPAM realiza entrega de produtos do acordo de cooperação com a Secretaria de Inovação do MAPA

O Observatório de Políticas Públicas para a Agricultura e Meio Rural (OPPAM) é um espaço voltado ao desenvolvimento de pesquisas científicas comprometidas com o desenvolvimento sustentável no meio rural. Atualmente, o OPPAM está trabalhando no desenvolvimento de soluções para auxiliar a Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SDI/MAPA) no monitoramento e na avaliação das políticas de aplicação de recursos públicos voltadas para a agricultura e desenvolvimento sustentável no meio rural.

O acordo de cooperação entre as instituições citadas visa o desenvolvimento de metodologias e abordagens baseadas em Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), fundamentadas no conhecimento científico. Tem o objetivo de gerar inovação de processos e colaborar para tornar mais eficiente o monitoramento de instrumentos de fomento às políticas públicas, de modo a garantir maior alcance, eficiência e eficácia das ações da SDI/MAPA e das suas políticas prioritárias.

O projeto é estruturado em 4 eixos principais: Pesquisa sobre Convênios,  Pesquisa sobre Termos de Execução Descentralizadas (TEDs), Desenvolvimento do Painel de Monitoramento Interativo e Inovação em Transferências Voluntárias SDI/MAPA. São quatro metas que visam o aprofundamento metodológico e descritivo para monitoramento e avaliação de políticas, programas e projetos da SDI/MAPA,  a construção da base de dados, o desenvolvimento do sistema de monitoramento e avaliação, e a gestão do conhecimento e conclusão dos trabalhos.
São ao todo 8 produtos a serem produzidos no decorrer do desenvolvimento das metas. Desses, 3 já foram entregues, correspondentes às metas 1 e 2 (Plano de Trabalho detalhado, Estratégia Empírica Departamento para Coleta e Análise dos Dados  e  Diagnóstico das Bases de Dados). As entregas dos produtos aconteceram em Brasília nos meses de novembro e dezembro de 2022 e janeiro de 2023.

A equipe que atua no projeto conta com professores de diversas áreas e outras universidades. Dos colaboradores da UFV destacam-se: o Departamento de Informática (DPI); o Departamento de Administração e Contabilidade (DAD) e o Departamento de Economia Rural (DER). O diretor do IPPDS, Marcelo José Braga, e a professora Simone Martins atuam como Coordenadores Gerais do projeto do OPPAM. De acordo com Simone: “Até o momento temos pesquisas sendo realizadas e um banco de dados em formação. Também temos desenvolvido um protótipo de um Painel de Visualização Interativo”.

O Painel de Monitoramento Interativo está sendo construído a partir das bases de dados identificadas. No produto 3, do Diagnóstico das Bases de Dados existentes, foram analisados os dados disponibilizados pela SDI/MAPA, verificados dados do SICONV, um módulo da Plataforma +Brasil, que são usados para o controle das propostas e dos convênios gerenciados pela SDI/MAPA e outros órgãos federais. Esses dados serão utilizados como base principal na criação da base de dados do Painel.

As TICs permitem o desenvolvimento de ferramentas para coleta e análise de informações sobre características, processos e impactos de um programa, que possibilita a compreensão dos erros e acertos presentes na política. O projeto, iniciado em agosto de 2022, tem duração de 12 meses e prevê a realização de oficinas e cursos sobre os procedimentos empregados no estudo, assim como workshops para capacitação e discussão dos resultados.

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