Pesquisadora do IPPDS visita universidades na Colômbia para promover políticas públicas de envelhecimento saudável
A Profª. Dra. Simone Martins, professora e pesquisadora do Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), esteve em visita na Colômbia no último mês na Universidade Autônoma de Manizales (UAM) e Universidade Católica de Manizales, para uma semana dedicada à promoção do envelhecimento saudável.
Parte do projeto “Análise da atuação das universidades para impulsionar o plano de ação global da década do envelhecimento saudável”, a visita incluiu atividades acadêmicas e envolveu a participação de oito universidades da América Latina e uma universidade espanhola.
Na UAM, a pesquisadora iniciou a visita em 17 de junho, conhecendo a universidade e discutindo a inclusão das universidades brasileiras no Programa Delfín, além de liderar um grupo focal sobre colaboração entre Brasil e Colômbia. No dia seguinte, ela avaliou o progresso do projeto e discutiu a participação no 2º Congresso Internacional de Longevidade – GEGOV, apresentando uma conferência sobre políticas públicas de envelhecimento saudável. Em 19 de junho, compartilhou conhecimentos com pesquisadores da Universidade Católica sobre cursos para idosos e o Voluntariado UAM, e no dia seguinte, participou da Mesa de “Cidades Amigáveis com a Pessoa Idosa”. A semana se encerrou em 21 de junho com o planejamento de futuras colaborações e a criação de um protocolo de visita.
O grupo Espaços Deliberativos e Governança Pública do Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável – Gegop/IPPDS segue avançando com colaborações para o avanço na internacionalização da pesquisa e da extensão da UFV.
Em Manizales – Colômbia, no período de 15 a 22 de junho de 2024, a profª. Simone Martins realizou uma das metas do projeto de colaboração internacional que se refere à missão institucional piloto, com a qual buscou-se trocar experiências sobre políticas, resultados de pesquisas e ações para o envelhecimento saudável desenvolvidas na Universidade Federal de Viçosa com pesquisadores da Universidade Autónoma de Manizales e da Universidade Católica de Manizales.
Nenhum comentário