Na última sexta-feira, 14/03, o Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Social (IPPDS) sediou a oficina “Análise de Discurso aplicada em Ciências Sociais Aplicadas”, com o objetivo de qualificar pesquisas de graduação e pós-graduação por meio do método da análise de discurso. O evento foi ministrado pelos professores Jorge Leal, da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), e Magnus Emmendoerfer, da Universidade Federal de Viçosa (UFV).
A oficina fez parte das comemorações dos 15 anos do IPPDS e contou com a presença de estudantes de graduação e pós-graduação, servidores e professores da UFV. A atividade foi organizada pelo Grupo de Pesquisa em Gestão e Desenvolvimento de Territórios Criativos (GDTeC), vinculado ao Núcleo de Administração e Políticas Públicas (NAP2), do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm), em parceria com a Cátedra UNESCO de Economia Criativa e Políticas Públicas.
O encontro teve como foco qualificar pesquisas de diferentes níveis (graduação e pós-graduação), utilizando a análise de discurso, uma ferramenta essencial para compreender fenômenos nas Ciências Sociais Aplicadas. O curso foi dividido em duas partes: pela manhã, uma abordagem teórica; e à tarde, uma aplicação prática, com o uso de software especializado para análise de dados. Durante a parte prática, foi discutido como a análise de discurso orientada estatisticamente pode minimizar a produção de artefatos e se alinhar às práticas de ciência aberta. Entre os temas abordados, destacaram-se o conceito de discurso e interdiscursividade, a sincronia e diacronia nas análises discursivas, além de debates epistemológicos e ontológicos, realizados por meio de exercícios de análise, interpretação e inferência de dados.
A oficina representou uma importante oportunidade para o aprimoramento teórico e metodológico de pesquisadores e estudantes interessados em explorar o discurso como ferramenta para a análise de políticas públicas e outras questões dentro das Ciências Sociais Aplicadas.