Entre os dias 30 de junho e 4 de julho, foi realizado o XVI Curso sobre o PAEG (Pacote de Equilíbrio Geral Computável) no Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS). O curso teve como objetivo capacitar pesquisadores no uso do modelo computável, que permite simular os efeitos de políticas fiscais, setoriais, regionais, ambientais e de acordos comerciais sobre as economias regionais brasileiras.
O PAEG é um projeto consolidado há mais de duas décadas no Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PPGEA) do Departamento de Economia Rural (DER) da UFV. Atualmente, está sediado no IPPDS, junto ao grupo de pesquisa em Economia de Recursos Naturais e Ambientais do PPGEA.
Reconhecido como uma ferramenta robusta de análise de políticas públicas, o PAEG vem sendo utilizado em diversos estudos acadêmicos e institucionais. A equipe atual reúne pesquisadores vinculados ao IPPDS/UFV, FGV, MIT, Purdue University, Univiçosa e UFMS, reforçando seu caráter colaborativo e multidisciplinar.
Nesta edição do curso, participaram 19 representantes de instituições como o Ministério de Minas e Energia (MME), Unicamp, Insper, Itaipu Parquetec, Firjan, UFJF e UFV. As aulas foram ministradas por instrutores do IPPDS/UFV, FGV, Purdue e MIT.
A coordenação do curso destacou o apoio e acolhimento oferecido pelo IPPDS como fundamentais para a realização do evento e o desenvolvimento contínuo do projeto. O instituto tem sido um importante espaço de articulação, recepção e visibilidade para os pesquisadores envolvidos, reafirmando o papel estratégico da UFV na produção de conhecimento voltado à formulação e avaliação de políticas públicas no Brasil.