A Comissão de Seleção divulgou, nesta terça-feira (30/01), o resultado da Chamada Pública Simplificada IPPDS/PPG/UFV, conforme calendário do Edital 003/2023, dos candidatos inscritos para exercer a atividade de Auxiliar de Pesquisa. Clique aqui para acessar o resultado.
Inscrições para a palestra Uso da Fotoelucidação para entrevistas em profundidade
No dia 22 de setembro, das 14h às 15h30, o IPPDS/UFV por meio do Laboratório de Pesquisa Qualitativa (LABQUALI) terá a honra de receber o professor Odemir Baêta, do Curso de Graduação em Secretariado Executivo Trilíngue da Universidade Federal de Viçosa (UFV) para uma palestra exclusiva com o tema “Uso
PÓS-GRADUAÇÃO ECONOMIA APLICADA
O Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada (Mestrado e Doutorado) da UFV (PPGEA-UFV) é um dos mais antigos e tradicionais do país. O mestrado teve início em 1961, com o surgimento da Pós-Graduação brasileira nos moldes atuais em que é oferecida, e o Doutorado, em 1972. O Programa se encontra plenamente consolidado e estruturado para formar profissionais que atuem nas áreas de ensino, pesquisa e assessoria econômica e mantém-se atento às necessidades da sociedade, razão pela qual tem enfatizado o preparo dos estudantes atuarem na realidade brasileira. Está plenamente inserido no contexto da política educacional do país, seguindo as orientações emanadas do Conselho Técnico de Pós-Graduação da UFV, da CAPES e do Ministério da Educação.
Os cursos de Mestrado e Doutorado possuem como área de concentração em Economia Aplicada e fornecem uma formação sólida em Teoria Econômica (Microeconomia e Macroeconomia), Métodos Quantitativos (numéricos e econométricos), Organização Industrial, Economia Internacional, Desenvolvimento Econômico, Estudos de Mercados e Previsão de Preços (mercados físico e futuro) e Economia Agrícola, dos Recursos Naturais e Ambientais.
O Programa tem como objetivo:
ECONOMIA AGRÍCOLA E AMBIENTAL
Nesta linha são abordados temas como economia da produção agropecuária; seguro rural; competitividade e coordenação das cadeias agroindustriais; estruturas e desempenho de mercados agroindustriais; derivativos agropecuários; política agrícola; desenvolvimento agrícola e sustentabilidade; economia dos recursos naturais e ambientais; economia da energia e biocombustíveis; economia das mudanças climáticas e climate smart agriculture.MICROECONOMIA DO DESENVOLVIMENTO
Esta linha de pesquisa abrange questões relativas ao desenvolvimento econômico a partir do estudo das ações e interações de unidades econômicas. A linha inclui estudos sobre capital humano; economia da saúde; economia da educação; mercado de trabalho; pobreza e desigualdade de renda; nutrição e segurança alimentar; avaliação econômico-social de programas, projetos e políticas públicas; consumo e decisão intradomiciliar; microcrédito; economia da criminalidade.POLÍTICA ECONÔMICA E DESENVOLVIMENTO
Esta linha de pesquisa versa sobre o estudo das políticas econômicas e desenvolvimento numa perspectiva macroeconômica. Estão inseridos temas como as políticas fiscal e monetária; políticas setoriais e intervenção governamental; macroeconomia e crescimento econômico; políticas de preços e renda; políticas cambiais e comerciais; coordenação e transmissão de políticas macroeconômicas; política financeira internacional.Participantes:
ALEXANDRE BRAGANCA COELHO – Ver currículo lattesDENIS ANTONIO DA CUNHA – Ver currículo lattes
FERNANDA APARECIDA SILVA – Ver currículo lattes
GRAZIELLA MAGALHAES CANDIDO DE CASTRO – Ver currículo lattes
IAN MICHAEL TROTTER – Ver currículo lattes
JOAO EUSTAQUIO DE LIMA – Ver currículo lattes
LORENA VIEIRA COSTA – Ver currículo lattes
MARCELO JOSE BRAGA – Ver currículo lattes
MARIA MICHELIANA DA COSTA SILVA – Ver currículo lattes
MATEUS DE CARVALHO REIS NEVES – Ver currículo lattes
VIVIANI SILVA LIRIO – Ver currículo lattes
WILSON DA CRUZ VIEIRA – Ver currículo lattes
ERLY CARDOSO TEIXEIRA – Ver currículo lattes
JOSÉ EUSTÁQUIO RIBEIRO VIEIRA FILHO – Ver currículo lattes
JOSÉ GUSTAVO FÉRES – Ver currículo lattes
LEONARDO BORNACKI DE MATTOS – Ver currículo lattes
LEONARDO CHAVES BORGES CARDOSO – Ver currículo lattes
FORMA DE INGRESSO
A seleção de candidatos para ingresso no curso de Mestrado é realizada, desde 2009, por meio do exame nacional de seleção aos cursos de mestrado em economia, realizado pela ANPEC (Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia). Em caso de vagas não preenchidas, o Programa realiza processo seletivo interno. A seleção de candidatos para ingresso no curso de Doutorado é realizada pela Comissão Coordenadora do Programa, através de processo seletivo interno.
CONTATO
Preencha o formulário abaixo e envie a sua mensagem
CONTATO
Preencha o formulário abaixo e envie a sua mensagem