A Comissão de Seleção divulgou, nesta terça-feira (30/01), o resultado da Chamada Pública Simplificada IPPDS/PPG/UFV, conforme calendário do Edital 003/2023, dos candidatos inscritos para exercer a atividade de Auxiliar de Pesquisa. Clique aqui para acessar o resultado.
Inscrições para a palestra Uso da Fotoelucidação para entrevistas em profundidade
No dia 22 de setembro, das 14h às 15h30, o IPPDS/UFV por meio do Laboratório de Pesquisa Qualitativa (LABQUALI) terá a honra de receber o professor Odemir Baêta, do Curso de Graduação em Secretariado Executivo Trilíngue da Universidade Federal de Viçosa (UFV) para uma palestra exclusiva com o tema “Uso
PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) foi criado em 2008, com recomendação da CAPES. As atividades do Curso começaram em março de 2009, sendo que em fevereiro de 2011 foi realizada a primeira defesa de dissertação de mestrado.
O Programa oferece curso de mestrado com área de concentração em Educação que busca estudar a educação através de investigações que problematizem as relações entre Estado e sociedade no Brasil e que aprofundem o conhecimento sobre a formação e as práticas de professores em diferentes contextos educativos.
Objetivos:
LINHA 1: EDUCAÇÃO PÚBLICA: SUJEITOS E PRÁTICAS
Investiga a condição e a formação docente, as práticas de professores e educadores em diferentes contextos educativos, níveis e modalidades de ensino, a configuração da identidade docente, os processos de ensino e aprendizagem e as práticas de avaliação. Investiga também a relação família escola em diferentes meios sociais, as trajetórias escolares e as desigualdades sociais de escolarização e gênero, etnia e educação escolar. Projetos desta linha abordam temáticas relativas aos processos de socialização profissional, aprendizagem da docência, construção de saberes, representações sociais, educação do campo, pedagogia da alternância, formação das identidades, trabalho docente, desenvolvimento profissional de professores, trajetórias escolares e práticas educativas familiares.Participantes:
Alvanize Valente Fernandes Ferenc – Ver currículo lattesJairo Antônio da Paixão – Ver currículo lattes
Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho Faria – Ver currículo lattes
Soraya Dayanna Guimarães Santos – Ver currículo lattes
Dra. Wânia Maria Guimarães Lacerda – Ver currículo lattes
LINHA 2: EDUCAÇÃO, INSTITUIÇÕES, MEMÓRIA E SUBJETIVIDADE
Realiza estudos e pesquisas sobre questões referentes à produção de subjetividade, estudos nos cotidianos, processos instituintes, tempo, memórias, culturas e tecnologias envolvendo processos educativos formais e não-formais em diferentes instituições. Investiga os modos de construção da experiência de realidade em sua complexidade – nos aspectos históricos, políticos, tecnológicos, sociais e emocionais – problematizando diferentes, e muitas vezes singulares, modos de existir nos cotidianos das práticas educativas. Projetos desta linha abordam temáticas como vida estudantil, tecnologias na educação, mudanças sociotécnicas no trabalho e na educação, história das instituições de ensino, complexidade e estudos nos/com/em cotidianos escolares.Participantes:
Anderson da Cunha Baía – Ver currículo lattesDaniela Alves de Alves – Ver currículo lattes
Eduardo Simonini Lopes – Ver currículo lattes
Heloísa Raimunda Herneck – Ver currículo lattes
Rita de Cássia de Souza – Ver currículo lattes
Silvana Cláudia dos Santos – Ver currículo lattes
LINHA 3: FORMAÇÃO HUMANA, POLÍTICAS E PRÁXIS SOCIAIS
Aborda a educação contemporânea na perspectiva das políticas educacionais, tanto do ponto de vista do Estado quanto dos movimentos e organizações sociais. Analisa as abordagens teórico-metodológicas do mundo do trabalho, da sustentabilidade e das experiências populares, das expressões artísticas e das alternâncias educativas. Busca compreender as relações complexas entre o campo e a cidade com foco no movimento da realidade e na emancipação dos sujeitos coletivos.Participantes:
Cezar Luiz de Mari – Ver currículo lattesBethânia Medeiros Geremias – Ver currículo lattes
Joana D’arc Germano Hollerbach – Ver currículo lattes
Rennan Lanna Martins Mafra – Ver currículo lattes
Rita Márcia Andrade Vaz de Mello – Ver currículo lattes
Valter Machado da Fonseca – Ver currículo lattes
FORMA DE INGRESSO
A seleção se dá por entrada anual e as informações para inscrição ficam disponíveis no site
O processo seletivo é composto de três etapas eliminatórias:
1) A primeira etapa consta de prova escrita versando sobre temas contemporâneos da educação.
2) A segunda etapa consta de análise de pré-projeto de pesquisa dos candidatos aprovados na primeira etapa, não sendo aceitos projetos que não se adequarem à área de concentração e às linhas de pesquisa do Programa.
3) A terceira etapa consta de arguição dos projetos dos candidatos aprovados na segunda etapa com membros da Comissão Coordenadora e um ou mais membros do corpo docente permanente. A arguição versa sobre o conteúdo e a relevância da proposta de pesquisa apresentada e o Currículo Lattes
CONTATO
Preencha o formulário abaixo e envie a sua mensagem
CONTATO
Preencha o formulário abaixo e envie a sua mensagem